Velvet Going Underground – Nakamura Asumiko

Por | 20/02/2014 | Sem Comentários

Nakamura Asumiko é uma das mangakás que me fazem admirar a variada produção dos artistas japoneses.

Portadora de um traço totalmente particular repleto de rebuscados detalhes que lembram os traços dos desenhos orientais feitos durante a década de 70, com seus cabelos destacados, olhos de longos cílios, além dos figurinos elaborados, Nakamura encanta com seus desenhos fluídos.

Mas, além do traço, gosto bastante da delicadeza com que ela lida com o sentimento humano, sempre com sensibilidade e humor. Já explorou todos os tipos de gênero e classificações, publicando desde shoujos (mangás para garotas jovens) até yaoi lemon o que apenas ajudou a popularizar seu trabalho, resultando em variados seguidores fiéis.

Apesar de ser uma artista prolífera (apenas de 2002 para cá já publicou mais de 15 títulos) poucas das suas obras alcançaram o Ocidente, sendo que a maioria delas são encontradas apenas por traduções feitas por fãs na internet em inglês, como foi o caso desta oneshot.

e004

Velvet Going Underground é uma beleza visual que contém uma paródia da história de Pinóquio – aqui uma boneca que quer se tornar uma garota de verdade. Recebendo uma alma pela luz da lua, a boneca de Gepeto então declara seu amor por ele, porém é rechaçada já que o homem fica com medo de ser chamado de pervertido por estar se envolvendo com ela. Entre os fatores estão: incesto (ele é o “pai” dela), fetiche por bonecas e lolicon (que sente atração por garotas muito mais novas).

Claro que é uma tirada engraçada, existem outras ainda que não contarei para não dar spoilers, mas apenas digo que isso não quer dizer que esta história seja boba ou de final previsível.

e007

Existem outras e diversas obras da artista disponíveis e esta é apenas a primeira que quero comentar aqui no Teletílica. Se vocês estão procurando algo diferente para ler dentro da cultura japonesa, recomendo bastante.