UTOPIA

Por | 07/05/2014 | Sem Comentários

Seguimos a busca por um manuscrito de uma graphic novel chamada The Utopia Experiments que fala sobre um cientista que fez um pacto com o diabo em troca de conhecimento, o diabo sendo representado por uma mistura de homem/coelho (pode ser referência do Donnie Darko ou do coelho de Alice, nome também usado por uma personagem da série). Esse manuscrito seria a continuação do primeiro exemplar que fora lançando anos atrás, mas não se tem certeza se realmente existe.

A graphic novel foi criada pelo geneticista esquizofrênico Mark Dane que após finalizá-la suicidou-se no hospital psiquiátrico. Ele escreveu em 1985 e entre suas páginas aparece a ilustração de uma fórmula genética que resulta na doença Deel, mas sua mutação só foi encontrada em 1989, isso só aumenta os eventos de caráter conspiratórios dessa série.

15

Um grupo de quatro fãs encontra o manuscrito e logo percebem que estão em posse de algo “perigoso” quando começam a serem perseguidos por membros de uma organização secreta – The Network.

Grant (estudante, 12 anos), Becky (ex-médica), Ian (RH), Wilson Wilson (hacker) se refugiam numa mansão abandonada distante da cidade para tentar descobrir o que está acontecendo, e pra isso recebem a ajuda de Jessica Hyde (Fiona O’ Shaughnessy), uma garota misteriosa com perfil nada sensível.

03

Becky, Ian, Wilson Wilson

Caso esteja confuso, você não está na sessão errada, Utopia é uma série com um roteiro intrincado mesmo de poucos episódios que fala dessa graphic novel, que as vezes acabamos nos perdendo nos acontecimentos que se desencadeam do início ao fim da temporada.

A série trata de algumas questões que podem vir a assolar a população no futuro, por isso tentam colocar em prática uma ideia utópica de uma civilização ideal, e esses “visionários” matam quem quer que seja – o que é muito interessante. Também é abordado o poder que a indústria de alimentos exerce na sociedade controlando até os políticos, o que vale ressaltar outro personagem importante, Michael Dugdale (Paul Higgins) – Ministro da Saúde que é chantageado para os fins dessas ramificações governamentais.

17

Michael Dugdale

Utopia contém inúmeras possibilidades e em alguns momentos até beira a esquizofrenice. Ela pode ser vista quase como uma webcomic com ilustrações/fotografias vibrantes, revelações a cada página/episódio e ainda tem o áudio que acrescenta um ritmo frenético me fazendo lembrar do filme Corra Lola Corra assim como a música de abertura me lembrou outra série – Orphan Black.

Todos os personagens são participativos e bem explorados tendo quase “pesos” iguais, inclusive o núcleo infantil que me agradou bastante, isso acabou gerando uma investigação (policial) por conta da exposição a cenas violentas, mas por enquanto não levou a nada.

20

Alice e Grant

O cineasta David Fincher está produzindo uma série para HBO baseada em Utopia, e ainda irá dirigir o episódio inicial prevista para estrear no fim do ano. Dennis Kelly (criador da série original) também participará como produtor.

A primeira temporada de Utopia contou com seis episódios e nesse ano já estreou a segunda. Continuarei acompanhando, mas talvez nesse caso gostaria de ficar na imaginação.

07

Jessica Hyde

Emissora: Channel 4

Criador: Dennis Kelly

Elenco: Fiona O’ Shaughnessy, Alexandra Roach, Nathan Stewart-Jarrett, Adeel Akhtar, Oliver Woollford, Paul Higgins.