ULTIMATE SPIDER-MAN

Por | 12/03/2014 | Sem Comentários

Essa é a atual série de animação do herói “teioso” inspirada na HQ do mesmo nome que é exibida no Brasil de segunda a sexta no bloco Marvel, e de sábado e domingo no canal pago Disney XD.

Aqui Peter Parker já ”exerce” a função de Homem Aranha há um ano e é recrutado no primeiro episódio por Nick Fury para fazer parte de um programa de treinamento da S.H.I.E.L.D com novos super-heróis. Todos têm a mesma faixa etária que Peter: Ava Ayala (Tigresa Branca – versão mulher do Pantera Negra de uniforme branco), Danny Rand (Punho de Ferro – quem eu estupidamente sempre pensei que fosse um vilão), Luke Cage (Power Man – o mais sem graça) e Sam Alexander (Nova – inesperada sua presença).

NICK FURY, SPIDER-MAN

Os treinamentos são realizados na fortaleza aérea da S.H.I.E.L.D (o Helicarrier) e missões quando algum perigo acontece na cidade. Nick Fury aponta o Homem-Aranha como líder do grupo por ser o único com experiência real de combate.

Depois das rusgas iniciais (com Nova elas nunca acabam), todos os membros do grupo passam a frequentar a mesma escola de Parker, revelando suas identidades para ele. Local onde nos é apresentado Mary Jane e Harry Osborn. O agente Phil Coulson (sim, aquele do seriado e dos filmes da Marvel) passa a operar como diretor da escola, assim consegue ficar de olho nos “calouros”, e nessa mesma escola Stan Lee trabalha como faxineiro. Também não demora muito para os jovens heróis irem morar na casa da tia May.

08

Nessa versão, tia May se transformou numa senhora de cabelos brancos, mas com um espírito que sobra jovialidade, sempre em busca de aventuras como pular de paraquedas, bungee jump, participar de Rally, caminhadas ou algo mais Zen como yoga – o lema dela é nunca ficar parada.

Já imaginaram o agente Coulson como padrasto do Parker?

Me tornei fã na época em que assistia nas manhã da rede globo Spider-Man: The Animated Series (1994) e depois disso não havia acompanhando nenhuma outra versão. Depois dessa ainda tiveram Spider-Man Unlimited (1999), Spider-Man: The New Animated Series (2003), The Spectacular Spider-Man (2008)

Ultimate Spider-Man estreou em abril de 2012 e sua primeira temporada teve 26 episódios. Tirando as diferenças óbvias como o traço e a animação em relação aos seus precedentes, essa releitura segue muito o que está acontecendo no mundo dos cinemas contando com a aparição dos Avengers, Quarteto Fantástico, X-Men, entre outros. Ou seja, nada de Senhor do Crime e suas aranhas robôs.

14

Peter Parker endeusa todos esses outros heróis, principalmente Homem de Ferro e o Capitão América e quando Tony Stark aparece, ele necessita criar algo novo e assim o faz (para quem leu Guerra Civil não é surpresa a parceria entre os dois). O Homem-Aranha recebe alguns “truques” novos como um disparador de teia moderno, teia mais resistente, uma moto (moto-aranha), uma luz que sai de seu uniforme entre outros. Falando em uniforme, ele recebe uma espécie de armadura nas mesmas cores que a do Homem de Ferro com garras que saem de suas costas comandadas por seu cérebro.

Na minha opinião esses gadgets novos não descaracterizaram o personagem, talvez a moto foi um exagero, mas que ele só aparece usando umas duas vezes até agora. Peter prefere continuar com o próprio uniforme e manter seu “estilo” usando só em algumas situações seja de perigo ou em um momento cômico (principalmente a primeira vez quando utiliza a “luz”).

13

Nessa primeira temporada a intenção é esse grupo de heróis novatos evoluírem e aprenderem trabalhar em equipe sob a liderança do Homem-Aranha. Esse primeiro arco termina com a transformação do pai de Harry Osborn, Norman Osborn em Duende Verde. Esse está um goblin mais parrudo do que nas versões anteriores.

Em 2013, foi lançada a segunda temporada que continuou na mesma pegada, com muitas piadas que fazem rir de verdade (com certo exagero nas cenas de SD’s – corpo pequeno e cabeçudo, estilo mini craque), com aparições de novos vilões e explicando um pouco mais as história de cada personagem, inclusive a origem de Deadpool.

06

Tudo nos leva a acreditar que num futuro farão parte de um grupo novo dos Avenger, mas lógico que para o Homem-Aranha está mais próximo disso acontecer. Isso pode ter alguma relação ou não com uma outra animação chamada The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, mas quanto a essa série, fica para um próximo texto.

Ainda no ano passado, foi anunciada a produção da terceira temporada, logo mais deve ser lançado o primeiro episódio.