TERRA FORMARS

Por | 27/05/2014 | Sem Comentários

Terraformação é a denominação usada no processo de modificar a atmosfera e temperatura de um corpo celeste sólido (como um planeta ou um satélite natural) até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra.

O termo terraformação foi empregado pela primeira vez em 1949 num romance chamado Seetee Shock, de Jack Williamson (escritor estadunidense especializado em ficção científica). Ao longo do tempo foi usado em diversos filmes e livros de ficção científica, mas só foi a partir da década de 1980 que o termo passou realmente a designar um ramo de estudo em engenharia planetária, e também dá o nome à esse mangá.

17

Dito isso, a história inicia-se no ano de 2577 e pensando em resolver o excesso da população, escassez de água, eletricidade e outros recursos da Terra, a U-NASA (minha tradução: NASA do futuro) decide colocar em prática um plano desenvolvido no século 20 chamado Terraformação em Marte.

Marte possui em média uma temperatura de -60C° por ter a pressão atmosférica apenas 0.006, significa que não absorve luz solar, mas possui um imenso volume de carbono, ou seja, se for encontrado um modo de aquecer Marte, esse CO2 iria dissolver através da superfície. A maneira encontrada foi soltar grandes quantidades de um certo musgo e um organismo em Marte. Isso feito, começaria a aquecer e absorver a luz do Sol porque sua superfície estaria coberta de cores escuras (musgo).

11

O organismo (barata)… Sim, isso mesmo. As baratas comeriam o musgo expandindo seu território e suas carcaças fariam o musgo crescer ainda mais. Caso essa “corrente” funcionasse, o “Planeta Vermelho” passaria a ser visto como “Planeta Escuro”, assim pensavam os cientistas do século 20.

Após um século, Marte começa a demonstrar excelentes resultados em relação a sua temperatura passando a receber luz solar, mas ainda necessita de alguns anos para que a fotossíntese faça sua parte para tornar o território habitável. Depois de “viver” em um ambiente com chuvaradas intermináveis de radiação espacial e temperaturas de -80C°, os organismos se tornam Homens-baratas com força, agilidade e todos os sensores de inseto multiplicados ao tamanho humano.

30-31

A partir disso começa a ação (mortes, muitas mortes) quando algumas tripulações são enviadas para pesquisa e posteriormente para “dedetizar” Marte. Por isso que até agora não comentei sobre nenhum personagem, por que ele tem a mesma linha que Shingeki no Kyojin, Claymore… Não se apeguem a ninguém, seria spoiler revelar o personagem que se mantém por um período um POUCO mais longo, (para quem gosta disto em Game of Thrones…).

Para que os humanos possam explorar a atmosfera modificada de Marte sem tanta necessidade de equipamentos como os que contêm oxigênio, ter menos tempo de sono ou até menos fome são obrigados a passarem por uma cirurgia chamada de BUG, um procedimento inseto que possibilita suportarem grandes espaços de tempo marciano, porém a taxa de sobrevivência desta é meramente de 30%.

29

A cirurgia consiste em misturar um organismo inseto que seja compatível com seu DNA, e quando injetada uma droga no corpo, a pessoa adquiri as características daquele organismo específico se transformando numa espécie de híbrido.

No decorrer dos capítulos essa cirurgia vai além dos insetos, assim como também os organismos alienígenas (baratas) continuam evoluindo com a mistura de outros insetos em seu DNA, sendo assim ficando cada vez mais forte e inteligente (Imaginem uma super barata aquática usando celular dirigindo uma nave e soltando um Hadou-ken).

terra-formars-4179639

Esse mangá faz muitas referências ao mundo syfy seja em falas, cenários, passagens bíblicas, espaço, a evolução do homem. Troca os papéis entre humanos e baratas, sendo que aqui nós é que morremos aos montes quase como se esmagados de forma indiferente por elas. A diferença é que temos consciência do que está acontecendo.

Tudo isso é orquestrado pelo criador Yu Sasuga que sempre consegue criar novos suspenses, novos personagens, conspirações políticas de poder entre países numa constante evolução demonstrando muito domínio sobre o tema. O mangá está no capítulo 55 e não faço à mínima ideia do que acontecerá ou quando acabará. 222

Um conselho: Que tiver nojinho de barata, não leia. Evite também a leitura enquanto estiver comendo algum alimento, porque logo terão a sensação de estar mastigando um “organismo”. Isso é o efeito dos desenhos de Kenichi Tachibana.

Criador: Yu Sasuga

Ilustrador: Kenichi Tachibana

Gênero: Ficção Científica, Horror, Ação.

teste