suteF

Por | 30/03/2014 | Sem Comentários

É um jogo exclusivo para PC de plataformas com foco nos puzzles distribuído pela rottentater, em que seu objetivo é sempre chegar até uma tela de TV para seguir para o próximo cenário e assim por diante. Esses desafios são resolvidos empurrando caixotes, usando a gravidade invertida, agarrando paredes, ativando interruptores, e às vezes pensar um pouco também ajuda.

Criado por Ted Lauterback pela Game Jolt para a competição Minimal ao longo de um ano, suteF é um jogo freeware lançado no dia 28 de dezembro de 2010, e mesmo faltando três dias para acabar o ano ainda conseguiu ser considerado o número “um” do Blog IndieGames.

04

suteF consiste em cinco capítulos (A,B,C,D e F) em que todos possuem em média sete cenários para desvendar os puzzles. O criador tinha a intenção de lançar uma edição especial e adicionar o capítulo ‘E’ como uma fase secreta, mas por deficiências de marketing e outras questões que envolve o cenário indie, não deu continuidade.

No jogo, você controla um personagem chamado Aramas que por algum motivo foi parar em uma terra conhecida como The Void, e seu objetivo é escapar de lá. O cenário é bastante perturbador com alguns corpos caídos/pilhados em poças de sangue e uma trilha sonora agonizante, o som da morte. Ouvir aquele noise toda vez que volta quando morre é tenso.

07

Capítulo A: Praticamente você só utiliza o pulo (Z) e movimento (setas).

Capítulo B: Nesse acrescenta o grapple, uma corda com um gancho na ponta que agarra paredes, caixotes (de ferro e madeira), porém possui limite de alcance.

Capítulo C: Aqui você auxilia e recebe ajuda de alguns NPC’s para resolver os quebra-cabeças que também estão tentando sair desse abismo. Porém não pode utilizar o pulo nem o grapple.

Capítulo D: O pulo retorna e alguns aspectos de se movimentar na tela são permitidos, demorei um tempo para perceber, por isso deixarei vocês quebrarem um pouco a cuca.

Capítulo F: É onde encaramos o boss, um feto (talvez por isso de ter pulado a letra “E” – fetus em inglês)

Todos os capítulos se utiliza da gravidade invertida.

08

O universo e o personagem é o mesmo de Descent, outro jogo criado por Ted, mas é completamente diferente de suteF. É um jogo perfeito para quem gosta de desvendar puzzles com um clima diferente e boa história, mas não vejo como um jogo para principiantes, até porque o jogo não tem um tutorial para explicar suas ações e algumas coisas podem parecer bug, mas faz parte saber usar isso em seu benefício.

0333

suteF