Sourpuss - Brody Dalle

Sourpuss

Por | 06/01/2014 | Sem Comentários

Foi a primeira e pouco conhecida banda de Brody Dalle, líder do falecido The Distillers e atual Spinnerette.

Formada em Melbourne, Austrália em 1993 por Bree Pucilowski (a.k.a. Brody Armstrong e posteriormente Brody Dalle, no vocal e guitarra), Sara Barber (guitarra), Cobina Crowford (baixo) e Suzie Brown (bateria) que foi substituída por Sheridan posteriormente.

As garotas não tinham na época mais do que 15 anos e ensaiavam suas composições na Rock n´ Roll High Scholl, uma escola de música fundada por Stephanie Burke em 1990 que tinha como ideal ensinar garotas a tocar instrumentos vitais para a sonoridade rock, como guitarra, bateria e baixo. A escola tornou-se propulsora da cena rock em Melbourne durante os anos 90 e formou bandas como Bindi, Midget Stooges, Sourpuss, Tuff Muff e Sheraw.

Mais tarde em uma entrevista ao jornal LA Weekly, Dalle criticaria a RnRHS chamando suas dirigentes de “feministas psicóticas como porcas nazistas”, dizendo ainda que apesar de terem acesso a instrumentos que eram doados por bandas como Babes in Toyland ela “odiava tocar sob a bandeira feminista da escola” já que “prejudicava mais do que ajudava, ao ponto de ninguém levar a banda a sério”.

Sourpuss - capa do primeiro álbum

Capa do primeiro álbum.

O Sourpuss apesar de formado por garotas tão novas que aprendiam a tocar conforme compunham novas canções, chegou a ter certa notoriedade na região em sua época e em 1995 lançaram um EP split com a banda Janelle 7.  Também tiveram oportunidade de tocar no Australia´s Annual Somersault Festival que acontece em Sidney, local onde Brody conheceu Tim Armstrong (guitarrista e vocalista na banda Rancid e atualmente em carreira solo) com quem viria a se casar ao completar 18 anos, divorciando-se apenas em 2003 depois da mudança para os Estados Unidos e formar o The Distillers.

A banda também lançou um album homônimo em 1995 e outro EP em 1996 com apenas três músicas já presentes no álbum anterior: Tabouli.

Porém as brigas internas levaram a banda a um final precoce e, já em 1997, Brody partiria para os Estados Unidos.

O primeiro ábum é formado pelas seguintes músicas:
1 – Mattress (Contém a melhor letra do disco e a voz de Dalle já é poderosa.)
2 – My Glass Slipper
3 – Dormant
4 – Tabouli
5 – Solvent

Já Tabouli contém apenas novas versões da música título, Mattress e My Glass Slipper.

Escute abaixo o primeiro álbum: