Revenge – Primeira Temporada

Por | 10/03/2014 | Sem Comentários

Trata-se de um seriado do canal estadunidense ABC (mesmo de Desperate Housewives, Lost e Grey´s Anatomy) com crescente popularidade e que atualmente está na terceira temporada.

Somos apresentados inicialmente a Emily Thorne que adentra a cena VIP dos ricos nova iorquinos em seu lugar de preferência para passar o verão conhecido como Hamptons, balneário repleto de mansões e festas multimilionárias. Descobrimos que Emily é uma mulher elegante, rica e inteligente ainda que desconhecida por todos, porém toda a sua “classe” esconde apenas um objetivo: vingança.

Apesar de não ser a única a esconder algo – na verdade este é um ponto comum em todos os personagens nesta história – Emily é quem tem mais a perder se a verdade for revelada, afinal passou sua vida apenas se preparando para este momento. Seu nome verdadeiro é Amanda Clarke, mas teve de abandonar sua identidade já que seu pai David Clarke é um criminoso notadamente conhecido, ainda que tenha sido preso como laranja de um grande esquema da abastada família Grayson. O pai de Amanda trabalhava para a empresa da família e aprendemos ao decorrer da série exatamente quem e como traíram David Clarke ao ponto de arruinar para sempre a vida deste e de sua filha.

REVENGE-ABC-Duplicity-Episode-4-13

Amanda e David Clarke

Esta primeira temporada inicia-se com um assassinato e retornamos ao começo logo em seguida para entendermos exatamente quem morreu e quem é o culpado, se foi realmente algo planejado por Emily/Amanda ou algo que saiu de seu controle…

Guilty Pleasure no sentido máximo Revenge é tão viciante quanto irritante.

tumblr_mmqvfa7T4w1r0t5ako1_500

A família Grayson: Charlotte, Conrad, Victoria e Daniel.

Pontos interessantes:

Poderíamos dizer que gosto das intrigas ainda que estas muitas vezes deixem muito a desejar tanto em veracidade como em congruência. É também sempre notável assistir ficção que retrata a vida de ricos e poderosos, pois é uma realidade tão destoante que me pego pensando como realmente podem existir paredes sociais tão extremas neste nosso mundo, claro que sei que não é real… Ou é? Ainda que a sensação de enjôo social de Revenge se assemelhe a assistir Gossip Girl existe uma diferença básica: aqui são adultos e não jovens sem consistência e o tema da vingança é muito mais interessante do que o troca-troca romântico do anterior.

Revenge-Legacy-Emily-VanCamp1

Amanda Clarke / Emily Thorne

Isso dito as mulheres reinam dentro deste seriado, seja a notavelmente maleável atuação de Emily VanCamp como Emily/Amanda, com sua postura retíssima e gestos flutuantes no tempo presente e, nos flashbacks de seu passado através de ligeiras alterações em sua atuação que passam uma sensação vaga de autenticidade; como na nossa rainha maquiavélica Victoria Grayson a matriarca da família e alvo principal da vingança de Emily, esta que é interpretada por Madeleine Stowe brilhantemente.

Preciso dizer que o ninho de rato, digo, mansão dos Grayson e as interações de Victoria e seu nojento e fabuloso marido Conrad (quem chama Conrad nesse mundo?) são sempre uma diversão para mim. Adoro a entonação de ambos, parece que estão cantando malefícios um para o outro, sempre com um sorriso serpentino na boca. Arrepios de medo.

Adoro não só as intrigas que chegam a ter algum teor de seriados policiais e de espionagem (com pequenas missões específicas em que um erro leva ao desmascaramento de Emily), mas também toda essa coisa viral de sociedade rica e aparentemente bela que tem vários podres a serem escondidos. Como uma boa novela, você torce para as pessoas se darem mal – não digo vilões por que aqui não tem nenhuma boa moça, Emily é a mais víbora de todas.

Pontos desagradáveis:

Ainda que entenda ser necessária toda a parte romântica o tratamento normativo nestes casos geralmente me entedia até a morte, e nessa série não é diferente. Veja bem, a menina Amanda Clarke morou com o pai nos Hamptons por um tempo antes de este ser traído pelos Grayson e preso, nessa época feliz antes de sua vida desmoronar teve um namorico com um moleque filho de um dono de bar do lugar. Esse chamado Jack Porter ficou tão impressionado com o romance que quando adulto até nomeou seu barco de “Amanda” e ainda mora na área junto de seu irmão Declan. Obviamente isso “balança o coração” de Emily que ao reencontrá-lo fica tentada a revelar sua verdadeira identidade e arriscar todo o seu plano de vingança por uma realidade mais calma nos braços de seu amor infantil. Como eu disse ainda que necessário, é um recurso extremamente irritante.

laugh--562268470366342581

Jack Porter e Emily/Amanda

Além disso, temos o romance juvenil de Declan Porter e a caçula da família Grayson, Charlotte.
Aqui todo o desnível social e idiotices da idade aparecem para “preencher” a história.

Para conquistar a poderosa família Emily inicia um romance com o “herdeiro do trono” Daniel, o filho mais velho dos Grayson, e observar o envolvimento dos dois também não me apeteceu, ainda que seja um ponto intrínseco à trama.

A direção do roteiro é um pouco perdida no começo da temporada, que se assemelha ao tema procedural em que a protagonista foca em algum outro participante do complô contra seu pai, aniquila essa pessoa e logo risca com caneta vermelha seu rosto em uma foto. Felizmente esse tom é breve e logo se perde dentro de outras intrigas.

Outra coisa que me irritou bastante nesta primeira temporada é a tentativa de manter as mãos de Emily sem sangue, ou seja, ela arma e apronta várias traquinagens e ninguém acaba morto de verdade. Isso e o final que decepcionou muito mesmo.

Se pararmos para pensar este seriado para continuar em um ritmo bom não tem como durar muitas temporadas, afinal se o objetivo é se vingar ela necessita cumprir este pelo menos em parte em algum momento e sofrer as conseqüências, ou o público se cansará logo.

300.ab.revenge.010412

Nolan Ross e Emily Thorne

Para finalizar citarei meu personagem favorito: Nolan Ross, o ultramilionário expert em tecnologia e único confidente de Emily e que sabe sua verdadeira identidade. Extremamente sarcástico e saboroso Nolan é nosso alívio cômico e, coitado, só se ferra.

Em suma, bastante divertido até: tem drama mexicano com direito a catfight, missões que envolvem suspense e ação, romance pra quem quer e algumas risadas.

REVENGE - ABC's "Revenge" stars Ashley Madekwe as Ashley Davenport, Nick Wechsler as Jack Porter, Connor Paolo as Declan Porter, Gabriel Mann as Nolan Ross, Emily VanCamp as Emily Thorne, Christa B. Allen as Charlotte Grayson, Madeleine Stowe as Victoria Grayson, Josh Bowman as Daniel Grayson and Henry Czerny as Conrad Grayson. (ABC/BOB D'AMICO)

Elenco de Revenge

Temporadas: 3

Criador: Mike Kelley