Telltale Poker Night 2

Poker Night 2, mais novo jogo de pôquer da Telltale Games

Por | 03/01/2014 | Sem Comentários

+18

Plataforma: PC, XBOX 360 (XBLA), Playstation 3 (PSN) e IOS
Ano: 2013
Gênero: Pôquer

Poker Night 2 - Personagens

Os personagens competidores presentes no jogo.

Terceiro jogo de pôquer da produtora Telltale, que em 2012 foi prestigiada com o Video Game Awards de melhor jogo do ano com The Walking Dead. Apesar dela ser sempre lembrada pelos seus adventures, em 2005, ela lançou o seu primeiro jogo, o Telltale Texas Hold’em, enquanto seu primeiro adventure “Bone: Out from Boneville” ainda estava em desenvolvimento.

Telltale Texas Hold'Em de 2005

Primeiro jogo da Telltale Games, Telltale Texas Hold’Em de 2005

Poker Night at Inventory e Poker Night 2 não são muito diferentes desse primeiro, mas se tornam muito mais atrativos com o uso de personagens licenciados de outros jogos ou outras mídias. Basicamente esses personagens que são conhecidos da cultura pop se sentam em uma mesa e começam a jogar pôquer com você, falam dos mais diversos assuntos usando das boas e velhas piadas de referência e uma pitada de fan-service.

Poker Night 2 conta com cinco personagens licenciados, que são GLaDOS (Portal), Claptrap (Borderlands), Sam (Sam & Max), Ash (Evil Dead) e Brock Samson (The Venture Bros.), e as falas deles são trabalhadas em vários níveis de interações.

Ok, jogar pôquer contra o computador não faz muito sentido, pois a mêcanica do pôquer em si depende de variáveis humanas para blefar e interpretar os blefes, mas acredito que por conta disso que a Telltale criou esse jogo usando a empatia dos personagens como agente principal, se preocupando com animações de falas e reações coerentes ao que acontece na mesa. Porém a cortina das encenações dos personagens escondem apenas por pouco tempo o pensamento algorítmico que levam as decisões dos personagens, tornando a experiência completamente diferente do que realmente é uma partida de pôquer. O mais interessante de fato acaba por ser mesmo ver o teatro dos personagens e menos o pôquer.

Poker Night 2 não permite você configurar a sua dificuldade ou a quantidade de falas como em seu antecessor, mas acredito que exista nele uma nivelação de dificuldade inteligente que se altera conforme você vai avançando.

Uma novidade que ele trás também é o modo Omaha, que basicamente é o pôquer onde você joga com quatro cartas na mão por rodada, mas na hora de montar um jogo só pode usar duas da mão combinadas com mais três da mesa, nesse modo é muito maior a chance de você fazer um Full House, um Straight ou um Flush, mas é mais difícil de prever quais possíveis jogadas os seus adversários estão planejando, por que a chance deles também é a mesma.

Poker Night 2 - Modo Texas e Omaha

Os diferentes modos de jogo Texas Hold’Em e Omaha.

Algo que te prende no Poker Night 2 além das falas cômicas dos personagens, é as premiações que o jogo te dá, que funciona com a seguinte mêcanica: o computador te passa três desafios aleatórios para serem cumpridos, coisas como pedir All-in, ou ganhar duas rodadas seguidas, depois delas cumpridas um dos personagens aposta um objeto de valor dele, se você ganhar o campeonato leva esse prêmio e junto com ele você ganha itens para outros jogos que são Team Fortress 2 e Borderlands 2. Além disso você ganha moedas para comprar itens estéticos para o próprio Poker Night 2, são moedas, cartas e feltros que usam as temáticas dos personagens, podendo até mesmo gerar animações, roupas e falas novas se você comprar todos os itens de um mesmo tema.

Poker Night 2 - Itens desbloqueáveis

Itens desbloqueáveis do jogo.

Entre as falas dos personagens, merecem destaque as interações entre o Claptrap e a GlaDOS, dois robôs sarcásticos de universos diferentes, crossover imperdível pra quem gosta de qualquer um dos dois jogos. Max acompanha Sam e quase todas suas falas são com os dois juntos, o que também geram boas piadas. E como fã dá franquia Evil Dead não posso deixar de comentar que jogar pôquer com o Ash também é no mínimo interessante.

Poker Night 2 é recomendado se você gosta desses personagens, ou se precisa de uma iniciação agradável em pôquer, não é ideal para jogadores avançados de pôquer pois inteligência artificial ainda não é capaz de blefar.