Pavor Espaciar

Por | 06/03/2014 | Sem Comentários

O selo Graphics MSP é um projeto que dá liberdade a autores para criarem histórias e levarem seus estilos para a galeria de personagens criados por Maurício de Souza. O primeiro convidado foi Danilo Beyruth que fez o Astronauta passar por uma aventura em Magnetar, em seguida foi os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, em Turma da Mônica – Laços. O terceiro que estarei comentando foi Gustavo Duarte, criador de Có, Birds, Monstros

Ele foi escalado para fazer uma história sobre o Chico Bento, personagem que já havia desenhado em sua participação no álbum MSP 50 – Maurício de Souza por 50 Artistas, em 2009, onde o caipira aparece usando uma camiseta do time do Noroeste ao lado do Jotalhão.

06

É a primeira HQ que leio do Gustavo Duarte contendo balões de fala, é visível que só utiliza quando necessário para complementar a narrativa, ou dar um tom ao personagem. Em questão do desenho, a arte final continua impecável assim como aparece em seus trabalhos antecessores.

Pavor Espaciar  tinha um título proposto inicial de Fogo no Cér. Após ficarem em casa sozinhos; Chico Bento, Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giserda são abduzidos por alienígenas – à partir disso começa a aventura.

08

Chico Bento acorda cheio de fios grudados em seu corpo e sem seu chapéu. Depois de se recompor começa ir atrás de seus companheiros, mas não demora muito para encontrar Torresmo, ou melhor, Zé Lelé. Os dois tiveram suas mentes trocadas.

(Pra mim é sempre estranho vê-lo sem chapéu, talvez por não gostar que me vejam sem boina)

Os dois juntos continuam a busca pela nave em que aparecem alguns elementos da cultura pop, personagens de outras histórias do autor e lógico que extraterrestres, esses iniciam uma busca pelos fugitivos.

Na fuga, o caipira e o porco acabam entrando em alguns planos paralelos, foi o modo que o autor criou para dar um clima de mistério introduzindo cenários de fundo com histórias que não se tem explicações até hoje. São situações que aparecem sutis e talvez não se perceba o significado daquilo num primeiro momento, só posteriormente com uma pesquisa.

07

Um desses cenários é quando vão parar em meio à nuvens com aviões antigos encalhados. É uma referência aos aviões Avengers que desapareceram no Triângulo das Bermudas em 1945. Outra analogia é o navio Cyclops que partiu em fevereiro de 1918 do Rio de Janeiro com o intuito de reabastecer navios britânicos. Antes de completar um mês no mar, nunca mais foi visto. Deixarei os outros mistérios para tentarem descobrirem.

Pavor Espaciar é uma reinterpretação de Chico Bento que mistura aventura, humor, história infantil, mistérios que servem mais pra gente desvendar que o próprio personagem. Não sou caipira, mas…”Ô trem bão sô”