F.A. #08 – Paradies: Liebe

Por | 14/03/2014 | Sem Comentários

Teresa (Margarete Tiesel), uma austríaca nos seus cinquenta anos resolve passar as férias num paraíso exótico, assim como muitas europeias na mesma faixa de idade para mais também o fazem. Esse lugar se encontra nas praias do Quênia onde ficam hospedadas em hotéis de luxo que possuem bela vista.

Elas são conhecidas como “sugar mamas”, que em busca da felicidade se envolvem com os jovens africanos que vendem o próprio corpo em troca de dinheiro, mas Teresa demostra certa insegurança para se aventurar com alguém por ser sua primeira vez nesse local, mas fica maravilhada com os corpos seminus na praia.

01

Depois de encorajada por uma veterana fica menos inibida e começa a ter um caso com um desses rapazes, talvez pela atenção, facilidade e prazer que recebe, acaba se apaixonando e demora perceber que o amor nas praias do Quênia é um negócio – são fiéis enquanto conseguem extrair dinheiro das turistas.

Nas areias da praia é como se tivesse uma linha que esses jovens não ultrapassam, mas assim que as “senhoras” passam essa faixa em direção à água, começa a sessão “25 de março” – é pulseira, chapéu, pedra, maiô, toalha, pomada, abdômen definido, cambalhota…

06

Mais calejada após a primeira decepção, Teresa se envolve com outro, depois mais um e mais um… É uma troca e ela entra nesse jogo mesmo de forma ingênua caindo em algumas promessas.

Margarete Tiesel está formidável nesse filme, apesar de me causar algumas vergonhas alheias e em contrapartida risadas espontâneas, ela passa aceitar que em suas condições não atrairia nenhum deles se não possuísse algo que despertasse interesse – o dinheiro é dela e a sensação também.

08

Pra mim grande parte dos diálogos foram improvisados por ela que aparentemente teve toda liberdade para criar. Sem contar o desafio de gravar as cenas de nudez que foram muito bem dirigidas. O filme inteiro apresenta cores forte principalmente azul e verde.

Paradies: Liebe é um filme do diretor Ulrich Seidl, o primeiro de uma trilogia que irá retratar três férias de três mulheres com três visões diferentes, mas sempre em busca da felicidade. O segundo narrará a história da irmã de Teresa, missionária católica (Paradies: Glaube/Paradise: Faith); o terceiro, a de sua filha adolescente obesa que vai a um acampamento de férias para emagrecer, e lá encontra o primeiro amor (Paradies: Hoffning/Paradise: Hope).

07

Ano: 2012

País: Áustria

Idiomas: Alemão, inglês e suaíli

Diretor: Ulrich Seidl

Roteiro: Ulrich Seidl, Veronika Franz