I Festival Games Brasil

I Festival Games Brasil

Por | 11/01/2014 | Sem Comentários

Em uma pequena sala de exposição no segundo andar do MIS (Museu da Imagem e do Som), aconteceu um importante evento para os desenvolvedores de jogos brasileiro, vários jogos eletrônicos e três jogos de tabuleiros estiveram disponíveis do dia 18 de maio à dia 02 de junho para o público jogar à vontade. Houve também palestras sobre temas relacionados.

I Festival Games Brasil

Todas as fotos foram tiradas por fABRIZIO Dsc.

Quanto a infraestrutura, eram aproximadamente dez computadores que estavam preparados com todos os jogos do festival, inclusive os exclusivos de smartphone. Sobre os controles, apesar de alguns permitirem ser jogados com joystick, existia apenas a possibilidade de jogar com teclado e mouse, o que não foi um grande problema, pois é algo premeditado pelos desenvolvedores.

I Festival Games Brasil

Visitantes jogando Lerion. Por fABRIZIO Dsc.

Um dos destaques foi a versão alpha de Toren, jogo que está sendo desenvolvido desde 2011 pelo estúdio Swordtales, que conseguiu financiamento do governo com a Lei Reuanet. Infelizmente os computadores disponíveis não estavam preparados para um jogo como Toren que utiliza gráficos 3d avançados com belas texturas, modelos e efeitos de iluminação. Apesar das limitações, e o jogo não estar em versão final, a impressão que tivemos sobre ele foi favorável, conduzido de forma intuitiva, trás puzzles divertidos para serem desvendados enquanto o conceito do jogo é expremido através de sua narrativa.

Toren da Swordtales

Imagem de divulgação de Toren da Swordtales.

A importância desse evento é trazer para o grande público a oportunidade de ter contato com essa mídia tão pouco reconhecida culturalmente, mas que já é produzida em proporções relevantes nas universidades e pequenas empresas brasileiras, sabemos o quanto é comum em festivais de música ou cinema, ver que o esforço dos desenvolvedores de conseguir esse espaço para essa mídia tão interessante quanto qualquer outra é gratificante. Além de que o desenvolvimento brasileiro ainda engatinha e sua distribuição é totalmente independente eles precisam de reconhecimento para chegar em meios de distribuição como por exemplo o Steam, que dá oportunidade atráves do Greenlight. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos fetivais.

I Festival Games Brasil

Instrutora presente no evento ajudando os visitantes à jogar Okto. Foto por fABRIZIO Dsc.

Conhecemos alguns jogos e re-jogamos alguns já disponíveis à venda, para saber mais sobre os jogos nacionais que estavam disponíveis no evento, acompanhe o Teletilica pois faremos questão de fazer reviews dos jogos e entrevistas com os desenvolvedores nacionais. Segue uma lista com alguns dos jogos que estavam disponíveis no evento:

Jogos eletrônicos:
Out There Somewhere
Qasir al-Wasat: A Night in-Between
Toren
Mr. Bree +
Dilma Adventure
Xilo
Oniken
Dungeonland
Knights of Pen & Paper
Dysrhythmia
Monster Cube
Luke at the Stars
The Journey of Eko

Jogos de tabuleiro:
Gran Circus
Lerion
Okto