F.A. #06 – OS FILHOS DO PADRE

Por | 06/03/2014 | Sem Comentários

Padre Fabian (Kresimir Mikic) é um jovem estagiário no clero enviado para ilha da Dalmácia na Croácia apontado como substituto de outro padre, esse já tem a confiança e por isso conhece o “pecado de todos”

Em uma das raras vezes, alguém resolve se confessar com o novato Fabian. Seu nome é Petar, ele é dono de uma banca na ilha e diz que está matando muita gente, matando-as antes mesmo de nascerem ao vender camisinhas para as pessoas impedindo que novas vidas sejam geradas, então pede um conselho ao padre do que fazer para redimir seus pecados.

24

A solução que Fabian encontra diante dessa questão é furar as camisinhas. Isso mesmo, ele ordena que Petar traga todo seu estoque de preservativos para ele fazer esse “milagre” e deixar nas mãos de Deus a escolha de gerar um bebê.

No primeiro lote ele faz os furos com um palito de dente para não ficar visível a olho nu. Depois melhora seu sistema com uma espécie de caneta fina e por último com a máquina de costura com a ajuda de Petar.

21

Nessa ilha tem um número alto de mortalidade devido a idade elevada da população e aos problemas na mina onde os mais jovens trabalham. Mesmo depois do método aplicado nos preservativos nenhuma gravidez é anunciada e descobrem que outra pessoa vende anticoncepcionais, então resolvem fazer uma “sociedade.

“Vocês são louco! Porque não me chamaram antes? Isso é brilhante!” – essa foi sua resposta.

Após essa premissa, as futuras mães começam a aparecer aos montes aumentando o número de natalidades. Isso chama atenção da mídia e consequentemente de turistas que pensam ser uma espécie de ilha da fertilidade.

22

Entre as cenas cômicas que vale serem citadas – Uma é quando são apresentados os vários tipos de camisinhas que existem e a outra é quando um padre é enviado pelo papa para descobrir o que está acontecendo, ele não acredita quando Fabian conta a verdade. Essa conversa é uma sátira direta aos que exercem o cargo para abusar sexualmente das pessoas.

Apesar dos temas polêmicos desde a opinião do catolicismo sobre uso da camisinha, DST e até o aborto, o diretor dá um tratamento leve usando o humor de maneira inteligente sem aquelas caricaturas sem graça. Conforme mais pessoas descobrem o segredo por traz do milagre, os pecados do padre Fabian só aumentam mesmo agindo com boa intenção.

Ano: 2013

País: Croácia

Direção: Vinko Bresan

Roteiro: Vinko Bresan, Mate Matisic