Avatar: The Last Airbender (O Último Dobrador de Ar)

Por | 24/02/2014 | Sem Comentários

Conhecido no Brasil como Avatar: A Lenda de Aang é uma animação estadunidense que se passa em um mundo fictício, onde várias culturas de nosso mundo estão misturadas de forma a dar veracidade aos povos criados. Nesta realidade alguns personagens conseguem manipular os quatro elementos naturais em uma técnica baseada em variações de artes marciais chinesas, denominada dobra. Avatar combina tanto animação estadunidense como influências de animes shonen, isso feito de uma maneira excelente que além de divertir também tem uma mensagem implícita de tolerância, harmonia e paz.

Os humanos são divididos entre as Tribos da Água, o Povo da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar sendo que cada nação possui culturas completamente diferentes, além de produzir dobradores que podem manipular os elementos que os nomeiam. Os criadores do show Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko tiveram a preocupação de estudar movimentos das artes marciais de forma que quando um personagem treina sua dobra cada gesto tenha uma forma diferente da de outra nação, o que torna as cenas de ação muito ricas. Por exemplo: os dobradores de água possuem uma variedade de gestos do Tai Chi Chuan – ou seja, são fluídos como uma dança; dobradores da terra em maior parte da arte Hung Gar, dentro do Kung Fu – e possuem movimentos bruscos; fogo seria o Kung Fu Shaolin do Norte – que se utilizam de chutes mais do que braços, em boa velocidade; e dobradores do ar Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang) – que são os mais ágeis e maleáveis.

6396_avatar_the_last_airbender_hd_wallpapers

mapa do mundo de Avatar

Existe apenas uma pessoa que pode controlar os quatro elementos: O Avatar. Este que tem o intuito de prover o equilíbrio entre as nações costuma renascer independente do sexo ao final de cada Era o que ocorre de forma cíclica e na ordem das estações: Verão/Nação do Fogo, Outono/Nômades do Ar, Inverno/Tribo da Água e Primavera/Povo da Terra.

Sendo assim quando o Avatar da Nação do Fogo Sozin morre, Aang, nosso protagonista, é descoberto como a nova encarnação do Avatar. Porém, como possui apenas doze anos a responsabilidade pesa sobre ele que decide fugir com seu bisão voador Appa. Estes são pegos por uma tempestade e Aang acaba entrado em Estado Avatar, que é um tipo de mecanismo de defesa em que o personagem entra em um de transe poderoso e, sem consciência, usa seus poderes ao máximo – neste caso ele congela a si mesmo e Appa onde ficam presos por aproximadamente cem anos.

O Estado Avatar, descobre-se mais tarde, pode ser controlado através da abertura dos chakras. Isso tem importância já que se o Avatar for morto dentro deste Estado não poderá voltar a reencarnar.

avatar-a-lenda-de-aang-the-legend-of-aang (2)

Aang no Estado Avatar

Aang só é liberto quando os irmãos da Tribo da Água do Sul chamados Katara e Sokka encontram seu iceberg, apenas para descobrir que sua tribo os Nômades do Ar desapareceram e que a Nação do Fogo trava uma guerra centenária que já dominou boa parte de todo o território. Como o pai dos garotos está em guerra contra a Nação do Fogo, estes decidem ajudar Aang a aprender os outros três elementos já que tanto ele, quanto Katara, necessitam de um mestre na dobra de água.

Em paralelo existe a história do príncipe Zuko da Nação do Fogo que foi exilado com seu divertido tio Ozai a fim de capturar o Avatar desaparecido por cem anos. O motivo que o levou ao exílio, assim como muito da história passada dos personagens como do mundo em si, é contado durante as três partes da série que foram divididos em livros, sendo Livro 1: Água, Livro 2: Terra (com a adição da minha personagem preferida Toph) e Livro 3: Fogo que foram ao ar pelo canal Nickelodeon de 2005 até 2008 em episódios de 24 minutos.

Toph-dobradora-de-terra

a dobradora de terra Toph

Honestamente dá saudades apenas de comentar já que a oportunidade de assistir a série pela primeira vez já foi usada… Este é um desenho extremamente divertido para qualquer um que se desponha a descobrí-lo e quando percebemos já estamos apaixonados pelos personagens e ansiosos quanto ao seu futuro – que depois podemos ter um vislumbre no spin-off Avatar: A Lenda de Korra (2012). Recomendado para ver e rever.

gk (1)

os principais personagens da animação