Ciao, Espaço Cultural Walden

Por | 24/01/2014 | 1 Comentário

…Ou, Abrigo No Bosque Pé Na Estrada como também é chamado. Dia 25 de janeiro, em pleno feriado onde se comemora o aniversário de São Paulo, esse lugar se despede depois de 21 meses de funcionamento no bairro da República – no centro de SP.

O grande objetivo dessa casa era ceder o espaço para o cenário independente, tendo maior foco em música (também fucionava como estúdio), já serviu de palco para mais de seiscentas bandas, sejam gringas ou nacionais.

Porão do Walden.

Banda ‘E a terra nunca me pareceu tão distante’ no porão do Walden.

Walden tinha como proposta alimentar a cultura com temas ligados à literatura, cinema, artes plásticas, teatro, fotografia, jornalismo e cultura digital. Isso tudo era mostrado em exposições, palestras, bazares, teatros, aniversários, discotecagem, lançamentos de livros, sendo esse o motivo centro cultural e não casa de shows. Alguns artistas que já se apresentaram por lá: Top Surprise, Loomer, Lê Almeida, Ringo Deathstarr, La Imigra, Novonada e por aí vai – é bom ir atrás caso não as conheça, só uma sugestão.

10

Eu tive a honra de ter estado presente no dia da inauguração, e nesse sábado comparecerei com um sentimento misto, ao lado de outros futuros órfãos desse abrigo que já acolheu muitos “loucos da rua”. É uma das poucas baladas em que eu não me sinto/sentia deslocado e aparecia sem saber que tipo de apresentação teria naquele dia. Porque você poderia muito bem só beber seu chopp escutando alguma música, seja do DJ ou da jukebox, conversando qualquer papo com um senhor nos seus setenta anos vestido de Lampião expondo seus trabalhos sobre a história do cinema.

Presença teletílica.

Presença Teletílica.

Cesar Zanin e Mariana Cetra proprietários do local, que após o segundo dia de visita já passam a ter uma relação mais família aos nativos. Eles foram os guerreiros que colocaram esse projeto pra frente e enfrentaram muitos desafios de burocracia, vizinhos e imagino que de vez em quando alguns bêbados. Na maioria das entrevistas cedida pelos dois, a mensagem que tentavam passar para as pessoas que querem valorizar o underground era de que: “Para melhorar, acho que o primeiro passo seria os integrantes dessas bandas que se dizem independentes passarem a frequentar shows de outras bandas dessa mesma cena, pagando ingresso para ver o show, pela música. Sabe, valorizar o que está ao nosso redor e não ficar esperando por glomour onde não se deve ter”

03

Estaremos gravando entrevistas com os dois no dia da despedida, onde também eles estarão se apresentando como Espiral de Bukowski e registrando a reação de algumas pessoas que frequentam o local. Lógico que depois postaremos no site como uma continuação desse artigo – open bar.

Espiral de Bukowski é duo que teve seu início em 2011 pelo casal Cesar e Mariana, de gênero totalmente experimental. Drone, noise, psychedelia, se utilizando de instrumentos variados como ukulelê, acordeon, pandeirola, escaleta, flauta, chocalho e etc.

09

Esse texto é mais para agradecer pelo espaço criado, e digo isso em nome do Teletílica (Fabrizio Dsc, Natacha Borges Iurassek e Bruno Araujo) que eu mesmo já utilizei para um dos lançamentos do meu  livro. Sei da dificuldade que é pra conseguir um lugar desse, então fica o convite a todos que se interessarem a conhecer o Walden nos seus últimos dias.

Eu e o Cesar.

Eu e o Cesar.

Eles nunca mudaram o ideal que tinham do início, nunca tiveram uma postura marketeira do mundo dos negócios, (a vontade é grande de pegar a chave do lugar e continuar por mais um tempo, mas creio não ter essa condição), agora outra vida depende deles – parabéns de novo pela nova integrante da família. Acredito que só acabou esse ciclo, desejo toda sorte para os projetos vindouros e… On The Road.

Bruno Araujo e as Derby Girls.

After party do 2° Brasileirão de Roller Derby.

Veja quais são os eventos de despedida e tente comparecer para prestigiar:

Sexta 24 – 2° SP Popfest

Sábabo 25  – Herod e a Espiral de Bukowski na última cosmoPOPlitan party!

 

02

  • Cesar Zanin

    VALEU!!!!!!!!
    🙂